Como criar uma rotina de autocuidado e Planner Gratuito

Eu não me lembro de ter visto o termo selfcare (autocuidado) tão em alta quanto nesse ano e durante essa quarentena foi que eu notei que ele explodiu de vez.

Muitas das vezes algo que me incomodou e muito foi o fato de resumirem esse termo a uma rotina de aplicação de cremes (especialmente os caros, obviamente) para o rosto, corpo, cabelo ou toda e qualquer coisa associada exclusivamente a beleza exterior, isso mesmo, à estética.

Skincare pode fazer parte das rotinas de autocuidado, sim, sem dúvidas, mas o assunto em si vai muito além disso.

Por trás dessas rotinas que, aparentemente, só fazem o bem pode desencadear uma busca pela perfeição que não existe e nós sabemos exatamente a quem isso beneficia: as indústrias que lucram um absurdo todos anos se aproveitando dessas situações.

Autocuidado pra mim engloba vários pilares como: beleza, socializar, saúde física e mental, alimentação, lazer…

Por não me encaixar nas rotinas de autocuidado que eu via por aí acabei resolvendo criar a minha própria rotina: uma rotina que funciona pra mim de verdade e de acordo com a minha realidade.

Pra criar a nossa rotina e fazer um planejamento acho que temos que levar em consideração alguns pontos principais:

  • nossa realidade: o que de fato eu tenho condições de realizar para que eu não crie uma lista cheia de tarefas que não consigo dar conta.
  • o que nós precisamos: especialmente as coisas que consideramos mais chatinhas de fazer, mas que sabemos que são importantes de serem realizadas. Beber água e tomar os remédios na hora certinha são exemplos bem clássicos.
  • o que nos faz bem: aqui vale todas as coisas que mais nos deixam felizes pra dar aquela levantada no astral e sim, vale a skincare, o chazinho, o banho de ervas, o bom livro, a playlist, a meditação… Tudo!

O planner que eu criei de acordo com as minhas prioridades atuais e ficou desse jeito:

Eu deixei disponível um modelo gratuito para download sem os títulos no quadrinhos assim você, que gostou do meu planner e quer ter um igual, pode colocar suas próprias prioridades e começar a fazer a sua rotina personalizada.

Cuide-se com amor. Você merece!


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s