Empatia nas palavras

Me pego pensando em quantas vezes nos falta tato para agir determinadas situações e acabamos falando coisas que se não pioram as coisas dificilmente ajudam a melhorar também.

Dizemos coisas óbvias e desnecessárias quando vemos alguém que amos sofrendo, por exemplo.

Parece tão óbvio que:

  • Alguém que tem depressão não precisa ouvir “você precisa ser mais alegre”.
  • Alguém que está estressado não precisa ouvir “nossa, você está muito estressado”.
  • Alguém que está com ansiedade não deveria ouvir “você tem que ser menos ansioso! Relaxa!”

As pessoas realmente acham que quem está estressado não sabe que tem que ficar menos estressado ou que quem está ansioso não deveria estar menos ansioso???

Na minha opinião (e por experiência própria) isso só está reforçando o desespero de quem já está se sentindo mal.

Durante o tempo que eu tive depressão, por muitos anos eu ouvia coisas que mais me machucavam do que ajudavam porque ninguém entendia o que estava acontecendo (nem eu mesma sabia).

Acho que por isso se faz tão necessária a empatia. Quando eu estava triste eu não precisava de alguém pra me dizer que eu precisava ser mais alegre ou sair mais, eu precisava, na maioria das vezes de um abraço e de alguém pra dizer ” eu estou aqui”.

É de suma importância que a gente pense mais antes de falar as coisas.

Nós sempre temos soluções fáceis para os problemas dos outros, mas os nossos problemas não resolvemos. Por que será?

Talvez seja porque estamos vendo de fora? Pode ser.

Ou será que é porque nós não estamos com a dor do outro então fica muito mais fácil achar uma resposta pronta?

Eu sempre vejo por aí que nós não somos responsáveis pelo quê o outro ouve e como ele recebe e ok, é uma verdade, mas nós somos responsáveis por tudo o quê nós falamos.

Então será que é tão difícil assim parar por alguns segundos e pensar: “isso que eu vou dizer vai ajudar ou não”?

Pra hoje fica uma reflexão: O que eu digo para as pessoas ajudam na cura que elas precisam?


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