Sobre meu suposto Déficit de Atenção

Meu jeito de prestar atenção e aprender algumas coisas é um tanto diferente desde sempre e isso incluía detestar as aulas mais “sem fazer nada” na escola desde pequena porque eu ficava literalmente perdida.

E foi na faculdade de Pedagogia que uma das professoras me fez questionar sobre eu ter TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) em algum nível e que a zoação dos meus colegas sobre eu estar sempre no mundo da lua não era algo só astrológico (sou pisciana e, sim, isso me rende piadinhas idiotas e estereotipadas até hoje).

O fato é que um desses tais sinais tem ligação com fato de se eu só escutar uma conversa ou uma aula o meu pensamento foge mais rápido do que um foguete… imagine então o meu martírio em palestras.

Na escola alguns professores me chamavam a atenção quando eu estava de cabeça baixa escrevendo algo enquanto eles falavam sem parar lá na frente, na faculdade idem.

Mal eles sabiam que eu estava ali tentando registrar algo pra me lembrar do que era a tal aula e se eu focasse só na fala deles eu não iria me lembraria de nada depois.

Pra fazer provas ler só nunca era o suficiente também, eu precisava fazer meus resumos pra eu entender que estava participando de modo ativo naquele processo e não só recebendo algo pronto mesmo que de um livro.

Na vida fora das salas de aula eu também sou assim.

Pra prestar atenção nas pessoas eu preciso me dedicar 100% e eu gosto disso, na verdade, mas isso também faz com que eu odeie aglomerações porque pra mim é ainda mais difícil quando eu preciso dar conta de conversar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Quando estou com várias pessoas eu fico perdida na maioria das vezes e na minha cabeça parece que tão falando que nem o Galvão Bueno em uma final de copa do mundo e eu sempre, sempre mesmo, saio dessas reuniões com dor de cabeça e com a sensação de que estou com uns 200 quilos a mais.

Talvez seja pelo fato de eu ser empata/PAS (pessoa altamente sensível)?

Talvez seja pelo fato de eu ser introvertida?

Talvez pelo tal TDAH que eu nem sei se de fato eu tenho?

Talvez seja só falta de foco para alguma coisas (muitas, na verdade)?

Talvez eu deva colocar a culpa na astrologia e na minha Lua em Gêmeos?

Sei lá a resposta…

Mas nem tudo tem seu lado ruim, a facilidade pra me desligar das coisas chatas é bem interessante e cômoda, por exemplo.

Eu nunca fui diagnosticada com tdah de fato, foi só uma “conversinha” de leve com uma psicóloga que era minha professora em que eu contei algumas coisas sobre como eu sou então muitas vezes eu confesso que não sei se largo algo por causa do déficit de atenção ou eu simplesmente não tenho paciência para quem fala demais e lugares cheios ou para algo que não me interessa.

Um dia, quem sabe, eu descubro.


8 comentários sobre “Sobre meu suposto Déficit de Atenção

  1. Nossa eu me identifiquei muito com o seu depoimento Vivi. Eu sempre relacionei isso ao fato de eu ser introvertida, empata e uma PAS. Agora até eu fiquei em dúvida se também tenho tdah.
    E puxa, eu sempre admiro como somos parecidas. Até hoje eu fico em dúvida se sou ISFP ou INFP rs Qual é o seu eneagrama?

    Curtir

    1. Eu sempre fico admirada também Claudinha! E vai saber, né? Tem tantas coisas sobre nós que nem imaginamos. E eu não tenho certeza ainda porque foi só mais uma conversa mesmo com a psicóloga. 🤔 E sobre o eneagrama uma vez eu fiz um teste e deu tipo 9. Beijos! 🤗

      Curtido por 1 pessoa

  2. me identifiquei muito mas carisma na minha familia é um don quem tem tdh tem que ser mais ativo pois a cabeça pensa muito sobre tudo. lugares aglomerados é uma diversão sempre tem no que focar e pensar.

    Curtir

  3. Também sou Nane, tb sou Castro, tb sou pisciana e tb “…sim, isso me rende piadinhas idiotas e estereotipadas até hoje).” 🙃
    Só pra citar as “coincidências” 😛
    Mas não me importo com as piadinhas, até gosto de ser assim, e tb gosto de pessoas com essas características, pois pra mim, geralmente são as mais queridas e divertidas 🤗
    Gostei do texto 😉✨👏🏼

    Curtir

    1. Nossa! Muitas coincidências mesmo! Adorei haha 🤗
      Com o tempo eu acho que fui aprendendo a me importar cada vez menos. 😊
      Gratidão por ler e pelo comentário, Nane!
      Beijos 💖✨

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s